O PDI 2019-2023 contemplou um documento que reunia informações sobre as estratégias que a instituição adotaria, durante o período 2019-2023, denominado catálogo de objetivos, indicadores e metas. Cada objetivo estratégico possuía um conjunto de indicadores de desempenhos que precisavam ser calculados por cada campus da instituição, resultando em uma duplicação de esforços e recursos.
Para otimizar essa prática e promover uma abordagem mais eficiente, a Pró-Reitoria de Administração e Planejamento (Proap), ao final do segundo ano de vigência do PDI, desenvolveu uma iniciativa inovadora capaz de calcular automaticamente os indicadores, utilizando os bancos de dados disponíveis em diversos sistemas computacionais da instituição (ensino, de ingresso de estudantes, de pesquisa, de extensão, de assistência estudantil e gestão de pessoas).
Desde o início de 2022, os gestores dos diferentes campi se beneficiaram significativamente dessa melhoria. A partir daquele momento, tornou-se possível concentrar esforços no acompanhamento, sem se preocupar com o cálculo dos indicadores. Uma aba específica foi criada no sistema http://emnumeros.ifce.edu.br, proporcionando um acesso fácil aos indicadores por campus, previamente calculados.
Além disso, essa aba permitia comparações em relação aos indicadores de toda a instituição, oferecendo uma visão abrangente do desempenho tanto a nível local quanto institucional. Essa iniciativa não apenas simplificou o processo, mas também possibilitou uma análise mais aprofundada e eficaz dos dados, contribuindo para uma gestão mais estratégica e informada.
O acesso aos indicadores do PDI 2019-2023 calculados para todos os campi da instituição, pode ser feito por meio da aba 5 do sistema http://emnumeros.ifce.edu.br.