A cadeia de valor de uma organização oferece uma visão geral de suas atividades institucionais, sendo frequentemente representada por uma hierarquia de macroprocessos e processos, e pelo valor público gerado aos seus clientes.
Essa ferramenta de gestão permite entender e otimizar o funcionamento de órgãos do governo, identificando áreas de melhoria e eficiência em suas operações, sem vinculação com a estrutura organizacional da instituição. Numa cadeia de valor, o foco está no modelo de negócios institucional.
Em uma cadeia de valor estão expressos minimamente os macroprocessos, que são os conjuntos de processos executados pela instituição para entregar serviços e produtos, de forma a atender aos seus clientes ou beneficiários dos serviços prestados.
Esses macroprocessos podem ser de tipos distintos a depender de sua função e finalidade dentro de uma organização. Os principais tipos de macroprocessos incluem os finalísticos, de suporte e de gestão, conforme definições ilustradas nas imagem acima na qual também são listados os macroprocessos de cada categoria no âmbito do IFCE.
No âmbito do IFCE, foram identificados 5 macroprocessos gerenciais e 8 macroprocessos de suporte enumerados a seguir.
Gerenciais
- MG1. Gestão do desenvolvimento organizacional e da inovação
- MG2. Gestão do planejamento e orçamento organizacional
- MG3. Gestão da informação corporativa
- MG4. Gestão de comunicação institucional
- MG5. Gestão de controles e segurança institucionais
Suporte
- MS1. Gestão de pessoas
- MS2. Gestão de logística pública
- MS3. Gestão do patrimônio imobiliário
- MS4. Gestão das transferências da União
- MS5. Gestão financeira
- MS6. Gestão de contabilidade
- MS7. Gestão de tecnologia da informação
- MS8. Gestão jurídica institucional