No contexto do planejamento estratégico, os temas referem-se aos pontos críticos que são considerados fundamentais para o alcance da missão e visão do IFCE, constituindo-se como elementos integrantes de seus objetivos institucionais, estabelecidos no art. 6º da Lei Nº 11.892, de 29/12/2008. Posto de outra forma, os temas estratégicos são elementos centrais que a instituição precisa abordar e gerenciar para atingir os seus objetivos estratégicos, requerendo um alinhamento sólido à missão institucional.

Os temas estratégicos são geralmente identificados durante o processo de formulação da estratégia e desempenham um papel fundamental na definição do direcionamento e das prioridades da instituição.

Ao definir e priorizar os temas estratégicos, o IFCE concentra os seus recursos e esforços naquilo que é considerado crítico para o sucesso futuro. Isso facilita a alocação de recursos, o desenvolvimento de iniciativas estratégicas e o monitoramento do progresso em direção aos objetivos estratégicos estabelecidos. Para o PDI 2024-2028 foram definidos os 22 temas estratégicos, sendo 6 transversais a todos os macroprocessos da instituição.

  • Do ponto de vista da sociedade, o preenchimento total das vagas é uma demonstração da maximização dos recursos arrecadados na forma de tributos.
  • Segundo a Plataforma Nilo Peçanha, considerando o período de 2017 a 2022, a média da taxa de ocupação das vagas ofertadas pelo IFCE gira em torno de 91,17%.
  • Diante dessa realidade, a finalidade desse tema estratégico é impulsionar ações para atingir 100% das vagas ofertadas pela instituição.
  • O acompanhamento do egresso resulta em um feedback valioso para a melhoria contínua das nossas atividades. 
  • A realização de uma avaliação da empregabilidade dos nossos egressos permite o IFCE adaptar-se às mudanças no mercado, com fins de promover uma educação centrada no estudante.
  • Nesse contexto, essa temática visa estimular projetos voltados ao monitoramento das atividades exercidas pelos egressos e como esse grupo está aplicando os seus conhecimentos e habilidades após a sua formação.
  • A eficiência acadêmica, segundo a Plataforma Nilo Peçanha, se resume aos indicadores de retenção ciclo, evasão ciclo e conclusão ciclo.
  • Os dados constantes na PNP mostram que o IFCE regrediu de 44,1% para 29,6% na sua eficiência acadêmica, durante o período de 2017 a 2022.
  • É importante destacar que a eficiência acadêmica é um dos critérios de distribuição orçamentária entre as instituições da Rede Federal de Educação Profissional Técnica e Tecnológica, o que reforça a relevância dessa temática para a sustentabilidade orçamentária da instituição.
  • Portanto, considera-se urgente a adoção de estratégias capazes de mudar o desempenho da instituição nesse importante indicador.
  • O atendimento aos percentuais legais é uma obrigação imposta ao IFCE, instituída na Lei N° 11.892/2008 e no Decreto N° 5.840/2006.
  • Conforme esses normativos, a instituição precisa apresentar no mínimo 50% das matrículas em cursos técnicos, 20% das matrículas em cursos de licenciatura e 10% das matrículas em PROEJA.
  • Conforme a Plataforma Nilo Peçanha, o IFCE apresentou em 2022 os resultados de 41,9% para cursos técnicos, 23,5% para licenciaturas e 0,40% para PROEJA.
  • Desse modo, é imprescindível a implementação de projetos que modifiquem essa realidade, para proporcionar que o IFCE esteja em obediência aos ditames dos normativos supracitados.
  • Cursos bem avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) e pela CAPES reside na garantia de qualidade e excelência no ensino em todos os níveis, oferecendo aos alunos informações confiáveis para a escolha de programas acadêmicos.
  • Essa avaliação reflete o compromisso com a qualidade do ensino, promove inovação pedagógica, atrai mais estudantes e contribui para a reputação e sustentabilidade financeira da instituição.
  • Segundo a PNP, até o ano de 2022, o IFCE apresentou o conceito 3 (faixa) no Índice Geral de Cursos (IGC).
  • Assim, considerando o objetivo de ser uma instituição de referência no ensino, é preciso estabelecer uma agenda voltada para a melhoria na avaliação dos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação ofertados.
  • A verticalização refere-se à oferta da instituição de cursos em diferentes níveis, desde a educação básica até o ensino superior.
  • Por meio da verticalização, os estudantes têm acesso a uma educação mais completa e podem adquirir habilidades técnicas desde cedo, o que os torna mais competitivos no mercado de trabalho.
  • Além disso, a pesquisa e a inovação promovidas pela verticalização contribuem para o desenvolvimento tecnológico e econômico da região.
  • De acordo com a PNP, no ano de 2022, o índice de verticalização do IFCE, foi em torno de 15,57%, o que demonstra a necessidade de adotar estratégias para ampliar a verticalização da oferta da instituição.
  • As parcerias com entes públicos e privados desempenham um papel fundamental na estratégia de geração de inovação pelo IFCE, proporcionando uma série de benefícios significativos que contribuem para o progresso tecnológico e o desenvolvimento local e regional.
  • Porém, uma das chaves para o sucesso dessas parcerias reside na racionalização do fluxo processual para sua concretização.
  • Nesse sentido, essa temática trata da importância de desenvolver soluções para encurtar o fluxo processual e reduzir o excesso de formalidades que envolve a formalização de uma parceria entre o IFCE e um parceiro externo.
  • Fortalecer a pesquisa institucional requer um esforço coordenado que envolve investimentos, colaborações entre os campi e uma cultura de pesquisa.
  • Além disso, é importante estabelecer parcerias externas, apoiar a publicação e divulgação de resultados, oferecer suporte à captação de recursos e avaliar o progresso.
  • Incentivar a internacionalização, a inovação e a formação de pesquisadores também são componentes essenciais.
  • Nesse intuito, esta temática visa à adoção de estratégias que proporcionem melhores condições à realização de pesquisas expressivas no âmbito da instituição.
  • Promover uma cultura institucional com foco na inovação é um pilar essencial para as intenções do IFCE de estar na vanguarda do conhecimento e do desenvolvimento da sociedade.
  • Investir na promoção de uma cultura voltada à inovação não apenas enriquece a experiência educacional dos estudantes, mas também tem um impacto profundo no avanço científico, tecnológico e econômico.
  • Nesse contexto, uma das estratégias vislumbradas para os próximos anos é proporcionar uma maior aproximação do Polo de Inovação com os campi, com a finalidade de impulsionar a inovação em todos as unidades do IFCE.
  • A Resolução CNE/CES Nº 7/2018 trouxe a exigência de que as atividades de extensão representassem pelo menos 10% da carga horária total dos cursos de graduação, sendo integradas à matriz curricular.
  • O Guia da Curricularização da Extensão do IFCE enfatiza a importância de pensar na extensão como uma ação integrada ao currículo, com o objetivo de atribuir um significado social à profissão dos estudantes.
  • Dessa forma, esta temática visa induzir ações de fomento, articulação com ensino e pesquisa, formação dos estudantes, qualificação dos docentes, relações com a sociedade, parcerias e participação dos parceiros. (art. 10 da Resolução CNE/CES Nº 7/2018).
  • Essa temática visa à definição de estratégias voltadas para o fortalecimento dos programas de capacitação, de consultoria técnica e dos eventos de divulgação científica, promovidos pelo IFCE.
  • Essas iniciativas contribuem diretamente para o fortalecimento da economia local, o avanço tecnológico e a disseminação do conhecimento, promovendo, assim, um ambiente de crescimento sustentável e de prosperidade para a região onde nossas unidades estão inseridas.
  • A temática suscita a reflexão sobre a concepção, planejamento, registro, execução, avaliação e relatório das ações de extensão.
  • Nesse sentido, essa temática trata de soluções e propostas que fortaleçam a extensão no IFCE, tocando aspectos como a relevância dos atores envolvidos na promoção da extensão, a capacitação dos extensionistas, a prospecção e levantamento das demandas locais e regionais, a articulação das propostas extensionistas a essas demandas, o desenvolvimento da comunicação estratégica com os grupos/setores/arranjos/organizações sociais, a captação de recursos para a execução das ações e o aprimoramento do registro e da precisão dos dados da extensão.
  • Dessa forma, pretende-se ampliar a participação de atores na extensão e promover o impacto das ações (e a percepção desse impacto) para o desenvolvimento socioeconômico e cultural local, regional e nacional.
  • As parcerias voltadas para o mercado de trabalho desempenham um papel crucial na promoção do sucesso dos nossos estudantes e na qualidade da nossa atividade de ensino.
  • Essa colaboração permite o alinhamento dos currículos com as necessidades do mercado, oferece experiência prática, constrói redes profissionais, promove o desenvolvimento de habilidades específicas e impulsiona a inovação.
  • Além disso, fortalece a credibilidade do IFCE e demonstra o compromisso da instituição com a responsabilidade social corporativa.
  • Nesse contexto, a proposta da temática é induzir ações voltadas à prospecção de parcerias para o encaminhamento de estágio para os nossos estudantes, bem como a formação continuada de profissionais através dos cursos de pós-graduação.
  • Uma cultura empreendedora é um conjunto de valores, crenças, atitudes e práticas que promovem o empreendedorismo e a inovação dentro de uma organização ou em uma comunidade.
  • Assim, a temática induz a implementação de ações que encorajam e apoiam a geração de ideias criativas, a busca de oportunidades, a tomada de riscos calculados e a implementação de projetos empreendedores.
  • Na oferta de qualificação profissional, inclusive formação inicial e continuada de trabalhadores, percebe-se a necessidade de avançar na concepção e oferta dos cursos, objetivando o desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social.
  • Para tanto, parte-se das premissas legais de que esses cursos precisam: (i) articular esforços das áreas da educação, do trabalho e emprego, e da ciência e tecnologia; (ii) estarem centralizados no trabalho como princípio educativo; e (iii) promover a indissociabilidade entre teoria e prática.
  • Ainda nesse sentido, o Decreto Nº 5154/2004 prevê que os cursos de qualificação profissional devem, preferencialmente, se articular com os cursos de educação de jovens e adultos, objetivando a qualificação para o trabalho e a elevação do nível de escolaridade do trabalhador.
  • Relacionada à qualificação profissional de trabalhadores, essa temática destaca a necessidade de promover a articulação entre o IFCE e os diferentes agentes da economia para o desenvolvimento dessa oferta.
  • Nesse contexto, é fundamental antecipar as demandas regionais por capacitação, aperfeiçoamento, especialização e atualização de habilidades relacionadas ao trabalho.
  • Esse processo orienta a oferta de cursos e a elaboração de currículos e itinerários formativos, com o objetivo de promover a participação ativa e contínua na formação desses profissionais.

Além dos 16 temas estratégicos listados, foram incorporados 6 outros temas estratégicos que são transversais. A incorporação de temas transversais no PDI permite que a instituição aborde questões que atravessam diversas áreas e setores de sua estrutura administrativa. Eles representam desafios ou objetivos que não podem ser adequadamente abordados por uma única unidade ou setor, exigindo uma condução coordenada e integrada de esforços e recursos em torno de temáticas comuns, evitando a duplicação de esforços para atingir os objetivos propostos.

Os temas transversais baseiam-se na necessidade de estruturar condições institucionais para a gestão da transversalidade, representando uma abordagem estratégica para lidar com desafios complexos que transcendem as fronteiras tradicionais dos setores do IFCE, promovendo uma gestão mais integrada e eficaz das políticas públicas e institucionais a eles vinculadas.

As transversalidades são implementadas por diferentes setores e unidades, mas recebem orientação técnica centralizada do setor que coordena a temática. Além disso, há compartilhamento dos processos decisórios entre os diferentes níveis da estrutura administrativa responsáveis pelo planejamento e execução da política. Para esta edição do PDI foram definidos os 6 temas transversais ilustrados acima e descritos a seguir.

  • A assistência estudantil desempenha um papel crucial, não apenas no bem-estar emocional dos estudantes, mas também na garantia de condições básicas para o seu desenvolvimento acadêmico.
  • Além de oferecer apoio psicossocial, a assistência estudantil, desempenha um papel essencial para a garantia da merenda escolar, assegurando que os estudantes tenham acesso a refeições adequadas para o seu pleno desenvolvimento.
  • Além disso, o comprometimento do IFCE com os assuntos estudantis se estende ao apoio financeiro, pois o pagamento de auxílios a estudantes em situação de vulnerabilidade social não apenas minimiza os desafios econômicos, mas também amplia as oportunidades de acesso à educação.
  • Essa abordagem contribui para a construção de uma comunidade estudantil diversificada e inclusiva, onde cada indivíduo, independentemente de suas circunstâncias socioeconômicas, tem a chance de prosperar academicamente.

  • A incorporação das agendas relacionadas à acessibilidade, diversidade e inclusão no planejamento do IFCE não se limita apenas a cumprir com obrigações éticas e legais, mas também favorece à construção de um ambiente educacional mais enriquecedor, justo e alinhado com os valores contemporâneos de uma sociedade plural.
  • Nessa perspectiva, impulsionar essas agendas na nossa instituição não apenas moldam a experiência educacional, mas também refletem o compromisso do IFCE com a formação de cidadãos capacitados, conscientes e socialmente responsáveis.

  • Além da preocupação em atender os requisitos normativos e certificações, abordar a temática da sustentabilidade ambiental no planejamento estratégico representa um compromisso da gestão em promover uma cultura de preservação ambiental na instituição.
  • Essa estratégia fortalece a imagem institucional e torna o IFCE uma instituição comprometida com a construção de um futuro equitativo, resiliente e ecologicamente consciente.
  • Dessa forma, essa temática enseja a necessidade de investir em tecnologias sustentáveis voltadas para o uso racional dos recursos, promover uma gestão responsável de resíduos sólidos, estimular as compras sustentáveis e conscientizar os alunos e servidores sobre princípios de sustentabilidade.

  • A internacionalização é uma estratégia vital para enriquecer a experiência educacional, promover a diversidade e preparar os nossos estudantes para os desafios globais.
  • Isso se manifesta por meio de parcerias, intercâmbios e cooperação acadêmica internacional.
  • Ao proporcionar uma perspectiva global, desenvolver habilidades interculturais e fornecer acesso a recursos internacionais, o IFCE se posiciona como uma instituição comprometida com a promoção de uma educação internacionalmente relevante.

  • A incorporação da temática arte e cultura no planejamento do IFCE é um reconhecimento de que esses elementos desempenham um importante papel na construção de formação integral dos nossos estudantes.
  • A arte e cultura refletem uma compreensão profunda da educação como um processo que vai além da transmissão de conhecimentos técnicos e científicos.
  • Ao adotar estratégias voltadas para o fortalecimento da arte e a cultura, o IFCE enriquece a experiência educacional dos estudantes, proporcionando um ambiente que estimula a criatividade, expressão individual e coletiva, bem como promove a diversidade e a compreensão intercultural.

  • A governança, ao ser considerada um tema estratégico, desempenha um papel vital em vários aspectos chave.
  • Ela fortalece a reputação da instituição, melhora a eficiência operacional, ajuda na gestão de riscos, atrai recursos, facilita a adaptação a mudanças, e destaca o compromisso ético e responsável.
  • A governança não apenas assegura o bom funcionamento interno, mas também posiciona o IFCE como uma instituição confiável e adaptável em um ambiente educacional em constante evolução.
  • Nesse sentido, a temática tem a finalidade de promover os valores básicos de uma boa governança nas atividades rotineiras da instituição, tais como: transparência, integridade, monitoramento de resultados, compliance e accountability.
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