O mapa estratégico no contexto de planejamento estratégico de uma organização consiste em uma representação visual que ajuda a comunicar e aprimorar a compreensão da estratégia da organização por meio da conexão entre objetivos estratégicos em diferentes perspectivas.

Geralmente, o mapa estratégico está associado ao Balanced Scorecard (BSC), que é um framework de gestão estratégica, que por sua vez abrange quatro perspectivas principais.

refere-se aos objetivos relacionados ao desempenho financeiro da instituição, como lucratividade, crescimento de receitas, entre outros.

enfoca os objetivos que buscam atender às necessidades e expectativas dos clientes, como qualidade do produto, satisfação do cliente, inovação, etc. No caso do IFCE, seus clientes são os beneficiários dos serviços prestados pela instituição, ou seja, os estudantes e a sociedade em geral.

relaciona-se aos processos internos críticos para o sucesso da instituição, estando incluídos aqui objetivos como eficiência operacional, qualidade dos processos, inovação etc.

diz respeito aos objetivos relacionados ao desenvolvimento e à capacitação da equipe, bem como à melhoria contínua dos processos e inovação.

O modelo BSC tradicionalmente aborda as dimensões dos objetivos estratégicos com ênfase na sustentabilidade financeira, priorizando o lucro, especialmente nas aplicações voltadas para a iniciativa privada. No entanto, como uma instituição educacional que não tem o lucro como seu principal objetivo, a hierarquia no nosso contexto assume uma abordagem diferenciada.

No IFCE, a ênfase primária na hierarquia do BSC recai sobre os benefícios para os estudantes e a sociedade. Colocando essa dimensão no topo da hierarquia, buscamos alinhar nossos objetivos estratégicos com a missão fundamental de proporcionar um impacto positivo na educação e na comunidade em geral, reforçando nosso compromisso com a responsabilidade social e o bem-estar coletivo.

O mapa estratégico do IFCE, permite que se visualize a interconexão entre essas perspectivas, mostrando como os objetivos em cada categoria contribuem para o alcance da visão e da missão da organização.

Cabe observar que cada objetivo estratégico é representado por um bloco no mapa e setas conectam os blocos para indicar relações de causa e efeito. Cada um dos objetivos estratégicos está detalhado na seção objetivos estratégicos deste site.

Rolar para o topo