Para a edição atual, o processo de elaboração do PDI transcorreu de março a dezembro de 2023. Durante esse período, foram seguidas várias fases, cada uma com prazos estabelecidos, evidenciando o comprometimento e a progressão ao longo do processo.
FASE 1
Confecção de um plano de ação para a elaboração do PDI, definindo regras e atores do processo.
FASE 2
Realização de reuniões estratégicas com a participação ativa da alta gestão, representantes da governança e profissionais da área de auditoria.
FASE 3
Realização de audiências virtuais para apresentação do plano de ação do PDI e para a eleição dos servidores que representariam as áreas de conhecimento nas comissões temáticas.
FASE 4
Realização de 5 encontros presenciais em campi de cada macrorregião do IFCE, com a participação de servidores dos demais campi que compunham cada macrorregião.
Além da gestão dos campi envolvidos, participaram dos encontros os pró-reitores e representantes das principais áreas da Reitoria.
Servidores e estudantes presentes apresentaram suas críticas, sugestões de melhoria, ideias e desejos para as ações institucionais nos próximos 5 anos.
FASE 5
Abertura de novo momento para participação, desta vez de forma on-line, onde a comunidade pode interagir por meio da plataforma Participa+ Brasil, votando nas inciativas existentes e ainda indicando novas, se assim o desejarem.
FASE 6
Elaboração do documento final e submissão ao colegiado superior da instituição (Consup/IFCE) para análise e encaminhamento, com vistas ao início da execução do planejamento proposto para o ano de 2024.